Forte Qait Bey

 

FarolO Forte Qait Bey foi construído, em 1477, pelo sultão mameluco Al-Ashraf Sayf ad-Din Qa'it Bey para a proteção de Alexandria, no mesmo sítio do lendário Farol, utilizando parte de seus blocos de pedra.

Após o terremoto de 1385, a estrutura do antigo Farol de Alexandria foi bastante danificada.

Em sua arquitetura original, o Forte abrigava uma pequena mesquita e também existia uma pequena torre cônica, com três estágios (veja ilustração abaixo).

Nos anos 1950, o Forte foi transformado em um museu marítimo. Em 1984 houve uma grande restauração do Forte. Nos anos 1990, o Supremo Conselho de Antiguidades do Egito tomou medidas para proteger a erosão de parte do muro que protege o Forte. Os arqueólogos constataram que os serviços de restauração poderiam interferir nas estruturas submersas do antigo Farol. Descobriu-se cerca de 2500 peças de alvenaria na área, de interesse arqueológico. As pesquisas levaram a um projeto de se construir um museu submarino na Baía protegida pelo Forte.

 

Qait Bey

 

Alexandria

 

 

 

Alexandria

 

Mapa Antiguidade

 

Copyright © Guia Geográfico - Monumentos históricos de Alexandria, Fortaleza Qaitbey, Séculos 15 e 16.

 

Alexandria em fragmento do Kitab-ı Bahriye (Livro de Navegação) de Piri Reis, cerca de 1521. Note o Forte Qait Bey, em primeiro plano, a muralha construída na época árabe e a Coluna de Diocleciano, erigida no final do século 3, no antigo distrito grego de Brucheum.

Embaixo, outra ilustração, cerca da mesma época, com o Forte Qait Bey, em primeiro plano (autor Foresti di Bergamo, 1513).

Note, nas duas ilustrações, que o Forte Qait Bey, possuía uma torre, mas não seria o antigo Farol de Alexandria. A arquitetura antiga do Forte tinha uma pequena torre, veja ilustração mais abaixo.

 

Invasão Francesa

 

O Forte Qait Bey, em 1798, após a conquista francesa. Ilustração da obra Description de l'Egipte (1809-1822) realizada por acadêmicos da expedição de Napoleão.

 

Forte arabe

 

Piri Reis

 

 

 

 

 

Egito

 

Por Jonildo Bacelar