Philae

 

Este é um dos mais famosos templos egípcios, referido por escritores da Antiguidade. Prefere-se aqui a grafia do português antigo, Philae, com base na tradição grega, sendo também a forma mais adotada em outras línguas.

Philae é uma antiga ilha do Rio Nilo, onde ficava originalmente o templo dedicado à deusa Isis. Situa-se entre as duas represas de Assuan, a nova e a velha. A Ilha de Philae foi parcialmente inundada devido à elevação do nível do Nilo, com construção da velha represa de Assuan, em 1902. Após a inauguração da nova represa, em 1971, decidiu-se relocar o Templo de Isis para a Ilha de Agilika, que fica perto e que teve seu terreno elevado. O  Templo foi reinaugurado, em seu novo local, em 1980.

Philae é um complexo sítio arqueológico. A Ilha abrigou templos erguidos desde o século 7 aC, até a época bizantina, quando igrejas cristãs foram construídas na Ilha.

 

Philae

 

Assuan

Egito

 

Historia Egito

 

Farol

 

Copyright © Guia Geográfico - Lugares históricos egipcios, Filas em Núbia.

 

Foto recente do Templo de Isis, conhecido como Philae, mas na Ilha de Agilika.

 

Agilika

 

Ruínas de Philae em Agilika.

 

Filas

 

Mapa Lago Nasser

 

Quiosque de Trajano, da época romana.

 

Trajano

 

Rio Nilo visto das ruínas na Ilha de Agilika.

 

Ruinas Philae

 

O templo de Isis parcialmente inundado, em seu sítio original, na Ilha de Philae, em foto publicada, em 1910, no livro Egypt: Ancient Sites and Modern Scenes, de Gaston Maspero.

 

 

Inundação

 

Abu Simbel

 

 

Ilustração de David Roberts (View of the Island of Philae with Isis Temple and Trajan's Kiosk, in the Nile, Nubia), publicada em 1838.

 

 

Philae

 

Egito