Templo de Ramsés II em Abu Simbel

 

O Templo de Ramsés II, em Abu Simbel, Província de Assuan, foi construído por Ramsés II, no século 13 aC, com quatro estátuas colossais, de cerca de 20 metros, representando o próprio Ramsés II. É dedicado ao deus Rá-Herakte.

 

Templo

 

A fachada tem cerca de 35 metros de largura e cerca de 30 metros de altura. Acima da entrada, no meio, está uma escultura do deus Rá-Herakte.

 

Esculturas menores na base representam a mãe, a esposa (Nefertari) e os filhos de Ramsés II.

 

O interior do Templo consiste em três recintos decorados com esculturas e pinturas de cenas de vitória na Batalha de Kadesh (1275 aC), contra os hititas. A cabeça de uma das estátuas colossais caiu ao chão, em época desconhecida, e assim foi mantida na relocação, devido à formação do Lago da Núbia, nos anos 1960. O Templo de Nefertari fica a cerca de 120 metros, à direita, do Templo de Ramsés II.

 

Templo de Nefertari

 

Templo lago

 

Colosso

 

Esculturas templo

 

Iluminação

 

Acima, o Templo de Ramsés II visto de outro ângulo, com o Lago da Núbia, ao fundo.

À esquerda, esculturas no primeiro recinto interior do Templo de Ramsés II.

Embaixo, duas das esculturas colossais externas do Templo, com uma escultura menor de Nefertari.

 

O Sol ilumina as esculturas de Ramsés II e Rá-Herakte, no interior do Templo, por 20 minutos, em 22 de fevereiro de 2018, observado por cerca de 3 mil turistas. Esse fenômeno ocorre apenas duas vezes ao ano, a outra, em 22 de outubro.

 

Abu Simbel

 

O Templo de Ramsés II, parcialmente soterrado, em ilustração de David Roberts, publicada em 1848 (Egypt & Nubia). Note que a cabeça de uma das estátuas já estava no chão.

 

Templo Abu Simbel

 

Abu Simbel

Assuan

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Templos históricos egipcios. Assuão.

 

 

 

 

Egito

 

 

 

 

 

 

Divulgação