Tebas

 

A partir do século 16 aC, a capital do Antigo Egito foi transferida para Tebas, a Cidade do Deus Amon, na margem leste do Rio Nilo, onde hoje fica a Cidade de Luxor. Naquele século terminava o domínio dos hicsos sobre o Egito e iniciava-se uma era de prosperidade. No século 15 aC, Tutmés III expandiu o território do Egito, que entrou pela costa asiática do Mediterrâneo.

A antiga Tebas, chamada por Homero de Cidade dos Cem Portões, incluía os templos de Luxor, Karnak e as necrópoles do Vale dos Reis e do Vale das Rainhas. As primeiras edificações conhecidas de Tebas datam do século 21 aC. Aqui reinaram Tutankamon (século 14 aC) e Ramsés II (século 13 aC), um dos mais famosos faraós.

 

Tebas

 

 

Historia Egito

 

Mênfis

 

Vale Rainhas

 

Cena do filme Êxodo - Deuses e Reis (2014), vendo-se uma recriação da avenida de esfinges do Templo de Amon (atual Karnak). Acredita-se que Moisés saiu de Tebas para o Sinai.

 

Abu Simbel

 

Concepção artística da parte central do Grande Salão Hipostilo do Templo de Amon, em Tebas (na atual Karnak), edificado no século 13 aC (ilustração de William Gamble, publicada no Penrose’s Pictorial Annual, 1908-1909).

À direita, ruínas de um dos corredores secundários do Grande Salão (de menor altura), que possuía 134 colunas, no total.

 

Templo Luxor

 

Tutankamon

 

Máscara mortuária do Faraó Tutankamon, encontrada no Vale dos Reis, em 1922. Tutankamon reinou entre 1333 e 1323 aC. Ele restabeleceu a capital em Tebas (transferida por sei pai Akenaton) e a tradição egípcia, nas artes e nos cultos.

 

Luxor

 

Copyright © Guia Geográfico - Lugares históricos egipcios.

 

Exodo

 

Grande Salão

 

Decoração de túmulo no Vale das Rainhas.

 

Karnak

 

Egito

 

Tebas

 

Egito