Mosteiro de Santa Catarina

 

 

O Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina fica no sopé do Monte Sinai, no sul da Península do Sinai. É o mais antigo mosteiro ainda usado para sua função original e tem antigas obras sacras.

O Mosteiro abriga a Igreja Basílica da Transfiguração, a sagrada Capela da Sarça Ardente, uma torre de 9 sinos, uma biblioteca com milhares de antigos manuscritos e uma mesquita adaptada, em 1106, de uma antiga capela cristã.

O Mosteiro foi fundado no ano 527, a mando do imperador bizantino Justiniano. O local escolhido teria sido o da sarça (um tipo de arbusto) em chamas, visto por Moisés, de acordo com o Velho Testamento.

A padroeira Santa Catarina nasceu em Alexandria, por volta do final do século 3. Catarina converteu-se ao Cristianismo e condenou a adoração dos antigos deuses egípcios, numa época de perseguição aos cristãos. Ela foi martirizada e decapitada devido à sua fé. Seu corpo foi encontrado no topo do Monte Santa Catarina, que fica perto do Monte Sinai. No local, foi construída uma capela a ela dedicada. A veneração a Santa Catarina espalhou-se pela Europa, de onde vieram muitos peregrinos. Com o tempo, o nome do Sagrado Mosteiro do Sinai foi mudado para Mosteiro de Santa Catarina.

Mais informações sobre o Mosteiro de Santa Catarina

 

Santa Catarina

 

Egito

 

Cristianismo no Egito

 

Cristianismo

 

Arquitetura Mosteiro

 

Monasterio Sinai

 

Capela Santa Catarina

 

Cruzados

 

Crucificacao Cristo

 

Interior da Capela do Monte Santa Catarina, construída onde o corpo da Santa foi encontrado (foto sinaimonastery.com).

 

 

Monasterio seculo 19

 

Monte Sinai

 

O Mosteiro no século 19 (ilustração do livro The Land of Inheritance; or Bible Scenes revisited, de Catherine Tobin, 1863).

 

Mosteiro de Santa Catarina

 

Outra vista do Mosteiro do Sinai.

 

A Capela do Mosteiro de Santa Catarina, em ilustração de David Roberts, em 1839 (título original: Chapel of the convent of Saint Catherine on Mount Sinai).

 

A Crucificação de Cristo, um dos tesouros sacros, do século 8, no acervo do Mosteiro.

 

 

 

 

Peninsula Sinai

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo no Egito, monastério antigo.